quarta-feira, 12 de março de 2014

[AULA 11/03/2014] Desenhando um sistema utilizando o DFD

Boa tarde pessoal,

Na aula da data acima, o professor Cleiton ensinou a desenhar um sistema utilizando o DFD (Diagrama de Fluxo de Dados). No exemplo dado, foi desenhado um sistema para uma Pizzaria conforme foto abaixo.



(Clique na foto para ampliar.)

Os quadrados nos cantos são as ENTIDADES, onde tudo começa, os círculos são os PROCESSOS e os retângulos são os DEPÓSITOS DE INFORMAÇÕES.

ENTIDADES: Para iniciar um desenho de um sistema, é fundamental que as entidades sejam criadas antes de tudo, pois são a partir delas que o desenho se iniciará;

PROCESSOS: Sempre quando no desenho do sistema, uma AÇÃO ocorrer, deve-se usar o ícone de processos (o círculo), pois todo processo é uma ação num sistema;

DEPÓSITO: Usado SEMPRE após um processo para armazenar as informações que foram processadas para que estas possam ser usadas mais tarde por outro processo, ou seja, o depósito é usado para armazenar informações para um possível uso no futuro.

Para um melhor entendimento de como funciona o DFD, veja abaixo suas regras e entenda como funciona cada parte dele.


REGRAS DO DFD


As informações precisam entrar, serem processadas para depois saírem. Não há possibilidade de um processo acontecer só com saída de informações (EX: 2), pois não houve entrada de dados, da mesma forma que não há como um processo acontecer só com entrada de dados (EX: 3), pois não será possível sair nenhuma informação.


Um depósito é feito a partir do armazenamento de informações, e em seguida a saída dessas informações para a iniciação de um processo, em suma, os dados são armazenados para que possam ser utilizados futuramente. Portanto, não há possibilidade de só armazenar os dados, pois eles não terão por onde sair (EX: 2), bem como não há possibilidade de só sair dados (EX: 3), pois não houve nenhum depósito de informação.


Sempre após uma entidade, deve ocorrer um processo, uma ação, para que depois, as informações geradas pelo processo possam ser armazenadas no depósito. E NUNCA, após uma entidade deve ocorrer um depósito, pois não há informação processada para armazenar.

Bom este é o resumo da aula do dia 11/03/2014, espero que este post ajude a quem ficou com alguma dúvida ainda, e também para aqueles que faltaram no dia, possam se inteirar do assunto.

Obrigado.

Texto redigido por: Diego Lima


0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar